Selena Gomez fala sobre sua nova coleção da Puma e ataques de Stefano Gabbana para a Footwear News

Postagem por: Julia Brum
09.09.2018
Categorias: Entrevistas; Notícias; PUMA

Em sua passagem pela primeira vez na Alemanha para conhecer os escritórios da Puma, Selena Gomez concedeu uma entrevista ao Footwear News sobre a sua nova coleção feita exclusivamente para a empresa, sobre os ataques que recebeu de Stefano Gabbana em junho deste ano, sobre empoderamento feminino e o trabalho de caridade em parceria com a Puma. Confira a entrevista completa traduzida:

Selena Gomez não estranha mais ver seu nome em todos os lugares. Mas a primeira vez que a estrela pop viu seu nome nos sapatos da puma que ela projetou – com a Footwear News presente para captar este momento – a cantora ficou impressionada e atordoada na sede da Puma na Alemanha em abril. “Isso é tão estranho,” disse Gomez à equipe da Puma enquanto analisava o SG marcado em seus sapatos exclusivos. “Não é que eu não tenha gostado. É que eles são tão incríveis, eu os amei.”

Selena compareceu a sede da Puma em Herzogenaurach, onde ela se reuniu diante de quase 1.000 funcionários de todo o mundo para a conferência anual da empresa, mostrando seus novos produtos. Logo após a finalização da conferência, a Footwear News conversou com a cantora pelo telefone, onde a mesma falou sobre como ela está liderando a Puma em uma nova direção, ao mesmo tempo em que capita o brand awareness da marca no Estados Unidos.

Como uma personalidade influente nas redes sociais, uma artista requisitada e fashionista, Gomez é, na verdade, a voz do consumidor milenar americano. Agora, enquanto a Puma celebra seu 70º aniversário, a cantora de Revival está dando um renascimento próprio ao lifestyle brand da empresa em suas lojas, sendo a porta voz de sua geração. Mas o que é diferente com Gomez, é que a marca não está construindo uma narrativa focada no fascínio da celebridade de 26 anos ou de seu conhecimento de tendências. Pelo contrário, é a mensagem de auto-capacitação que está promovendo uma comunidade de meninas fortes.

“Eu sinto que poderia haver oportunidades infinitas para isso”, disse Gomez sobre a marca SG que aparece em sua coleção de estreia que sai em dezembro. Embora as letras compartilhem suas iniciais, a interpretação tem maior profundidade. “O ponto principal é tirar o foco de mim; é sobre o que eu acredito e o que escolho fazer com a plataforma que eu recebo. É muito maior que eu e é muito maior que a Puma – é sobre como você se sente.”

A Puma convidou a cantora-atriz para ser embaixadora em setembro e a estratégia da empresa com a artista vem de parecerias de sucesso como a de Rihanna e The Weeknd. A grande lista de jovens talentos que também são inseridos como embaixadores da empresa, incluem Big Sean e Cara Delevingne. “Eu gosto de pensar que há espaço na mesa para todos. Eu acho que o mais importante é o relacionamento que a Puma cria com seus embaixadores.”, explicou Gomez, acrescentando que a Puma cria histórias únicas que se baseiam na individualidade de cada embaixador. “Toda a minha coleção se baseia em como eu teria feito, como eu faria roupas esportivas e como eu me sentira usando-as. Eu sei que algumas garotas são muito específicas sobre o uso de certas coisas.” Gomez disse que sua inspiração vem de um “quadro gigante do Pinterest” em sua cabeça, sob a orientação da equipe de design da Puma.

Ultimamente, ela confia no seu instinto para seu processo criativo. ”Eu tomo nota de músicas que me inspiram, filmes que me inspiram, artistas que me inspiram”, disse Gomez. “Adoro aprender com todos os tipos de pessoas. Então, para mim, criatividade vem do clima ou momento em que estou vivendo.” Esse tipo de pensamento criativo se comunica bem com o novo consumidor feminino, de acordo com Loretta Brady, autora de Bad Ass & Bold e professora de psicologia que estuda cultura organizacional e engajamento de mídia. “Atualmente, as mulheres estão sendo vistas e apresentadas como ativas, equilibradas, engajadas e encorajadoras uma da outra.  A Puma está enfatizando a realidade e o ideal que expressa as mulheres de hoje. Ser ativo é apenas parte de se manter pronto para liderar ou servir ”, explicou Brady. “Essa mensagem de empoderamento é atraente para as mulheres, e especialmente atraente no contexto de um clima cultural e político que às vezes é muito enfraquecedor, especialmente para as jovens.”

Após o primeiro tênis de Gomez com a Puma, um tênis com uma pequena plataforma chamado de Phenom Lux que saiu em 6 de abril deste ano, a marca deve lançar o Defy x SG (que sai em 18 de setembro), seguido das novas coleções Defy MidxSG e SG Runner em dezembro. É de se esperar desta parceria tênis esportivos luxuosos com toques femininos, em tons de ouro rosê, feitos para o dia-a-dia. “Este é parecido com o que eu já criei, mas é melhor – mais sofisticado”, acrescentou ela. “É forte – é a primeira palavra que penso quando o tênis vem na minha mente. O ponto principal da minha linha é que qualquer mulher se sinta forte e bonita vestindo roupas esportivas”.

E quem melhor do que Gomez para entregar a mensagem de aceitação e superação? Ela virou uma porta-voz do assunto ao falar abertamente sobre a luta contra a depressão, a ansiedade e o lúpus, uma doença auto-imune na qual foi diagnosticada em 2015. Sendo uma artista reconhecida mundialmente, o mundo da moda e as críticas externas que surgem são intimidadoras – e certamente podem diminuir a confiança com o próprio corpo. Gomez está ciente de que muitos dos seus fãs e seguidores se sente da mesma maneira. “Eu sinto que sou uma dessas pessoas. Eu realmente sou uma dessas pessoas. Eu entendo o que eles estão sentindo e do que eles têm medo”, disse a cantora. “É tudo sobre como você se sente no final do dia. É assim que eu abordo a mim mesma – vendo que eu não sou diferente de qualquer outra pessoa.”

É claro que viver nos holofotes agrava esses problemas. Em junho, o diretor de criação da Dolce & Gabbana, Stefano Gabbana, ridicularizou sua aparência ao comentar na conta do instagram da Catwalk Italia. Com uma série de fotos de Gomez em diferentes tapetes vermelhos, Gabbana respondeu: “è proprio brutta”, que em italiano significa: “Ela é tão feia.” E quando os haters atacam, Selena permanece forte, incentivando que fãs também permaneçam fortes. “Tudo bem se eu não for aceita as vezes.  Está tudo bem que eu sou legal com as pessoas ao invés de intensa. Eu realmente não me importo com o que falam”, disse Gomez em relação ao que os haters dizem. “Eu tenho que repassar minha mensagem para mim mesmo como eu repassaria aos meus fãs. Eu diria que “eu entendo, sou como você”.

E é esse o espírito que a Puma promove nas campanhas que tem o rosto de Selena Gomez. Basta o observar a proposta da campanha Defy (desafiar em inglês) – um nome apropriado para a verdade que a artista quer transmitir. “Eu me lembro diariamente sobre a importância de desafiar todos os obstáculos do lado de fora” disse ela sobre os sapatos quando os lançou em maio. “Desafiar é ser corajoso.”

A relação entre a empresa e Gomez foi “baseada em um forte conjunto de valores compartilhados”, disse Adam Petrick, diretor global de brand e marketing da Puma. “Ela é corajosa e confiante nas escolhas que fez em sua carreira, é carinhosa, atenciosa e respeitosa com seus milhões de fãs.” Quando Gomez repassa suas mensagens no instagram, elas são compartilhadas por seus quase 140 milhões de seguidores – o recorde da plataforma, sendo Selena a pessoa mais seguida desta rede social. Já a Puma tem 8,2 milhões de seguidores, sendo assim, Gomez projeta uma influência gigantesca no instagram, tendo um impacto maior do que a Puma jamais conseguiria exercer por conta própria.  Em comparação com a Puma, as postagens no instagram de Gomez têm três vezes mais alcance de acordo com a Launchmetrics, empresa de software e informações com foco em moda, cosméticos e luxo. “Em dólares, isso significa que algumas das postagens da Selena equivalem a quase US $ 3,5 milhões em média, enquanto a de melhor desempenho da Puma atingiu apenas US $ 195K”, explicou Alison Bringé, diretora de marketing da empresa. O post no instagram de maior desempenho da Puma com Gomez, foi o anuncio de que a cantora estaria se “juntando a família” ao se tornar embaixadora da marca, no ano passado em 18 de setembro. Este post recebeu 398.365 mil likes, o que não é nada comparado ao maior desempenho de Selena pra marca, uma foto dela divulgando a coleção Defy Mid que rendeu mais de 7 milhões de curtidas.

Em maio, Puma e Gomez assumiram a Paramount Studios, em Los Angeles, com a criação da Defy City que demonstrou o quão imersiva e autêntica Selena é em suas campanhas. Lá, os convidados tiveram a oportunidade de comprar meias personalizadas que beneficiaram a Alliance for Lupus Research, uma organização dedicada à pesquisa médica sobre a doença autoimune que aflige Gomez e que a inspirou a se tornar uma defensora da comunidade. No ano passado, a melhor amiga de Gomez, a atriz Francia Raisa, doou um rim para a embaixadora. “Acredito que tudo que eu participo pode ter algo voltado para a caridade”, explicou Gomez. “Quando me encontrei com a Puma, eles viram quem eu era como pessoa e sabiam o que queriam destacar. Eu não trabalharia com alguém que não trabalhasse com a instituição de caridade da qual eu escolhi batalhar. Eu me esforço em trabalhos para encontrar uma cura financiando pessoas que não têm recursos para descobrir que tipo de lupus eles têm – pode ser assustador se você não souber. ” A Puma aplaude a capacidade da Gomez de se concentrar nos negócios e fazer isso com o coração. “Ela também é uma jovem forte que defende o que acredita e trabalha para encontrar soluções melhores quando vê que as coisas não estão certas em nossa cultura e no mundo”, disse Petrick. “Em muitos aspectos, sentimos que aprendemos muito com ela no decorrer de nosso tempo trabalhando juntos”. Partes do produto do sapato Phenom Lux de Gomez arrecadaram US $ 100.000 para a organização.

A Alliance for Lupus Research nomeou a Puma como Parceira Visionária Corporativa em maio, em seu 9º Lupus Handbag Lupuson & Silent Auction. A homenagem reconheceu a “colaboração inovadora da empresa com Selena Gomez que traz recursos muito necessários para acelerar a busca por novos tratamentos e uma cura”, disse o Presidente e CEO Kenneth Farber. A coleção que é assinada por Gomez, em dezembro, deve render mais recursos para a luta contra o lúpus, uma causa que é muito importante para ela. “Eu não estou realmente preocupada com o que vai acontecer no futuro”, disse Gomez. “Mas estou fazendo uso do meu tempo agora para tornar o futuro mais significativo, mais proposital”.

Tradução e adaptação: Selena Gomez Brasil | Fonte

Nome: Selena Gomez Brasil (SGBR)
Desde: 21 de Setembro de 2008
Webmiss: Érika Barros
Co-webmaster: Samuel Rodrigues
Design & programação: Dieux Design & Luana Machado
Entre em contato com nosso site