Selena escreve artigo sobre saúde mental para a CNN

Postagem por: Andressa Schmidt
09.10.2020
Categorias: Artigos; Notícias

Nota do editor (CNN): Cantora, atriz e produtora Selena Gomez é uma defensora da conscientização sobre a saúde mental. Na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, ela explica por que essa questão é importante para ela e por que ela decidiu lançar uma linha de beleza. Todas as opiniões expressas nesse artigo pertencem a Gomez.

Nós somos constantemente bombardeados com imagens e posts nas redes sociais que fazem com que as pessoas se sintam como se precisassem alcançar a perfeição, algo que é inatingível. Eu tenho estado aberta sobre meus próprios problemas com a saúde mental e como me sinto “menos que”.

Crescer sob o olhar do público exige muita pressão. É difícil o suficiente para qualquer um durante todos esses anos, mas imagine com o mundo te julgando e comentando todos os aspectos de sua vida e escolhas. Às vezes eu acho que isso me fez ter uma pele mais grossa e eu não me arrependo de ter crescido desse jeito. É compreensível dizer que me sinto incrivelmente com sorte de ter uma plataforma onde eu posso fazer a diferença.

Mas isso não significa que não tive momentos difíceis. Eu decidi estar aberta sobre o que estava vivenciando, e por causa disso eu tenho ouvido de muitas pessoas com o passar dos anos que estavam lutando com sua própria saúde mental. É uma questão que se tornou muito próxima do meu coração. Eu tendo usar minha voz para reduzir o tabu associado em falar sobre saúde mental, e encorajar as pessoas a falarem sobre sua singularidade.

Existem muitas expectativas irrealistas para mulheres em nossa sociedade e uma pressão para parecer e agir de uma certa maneira. As redes sociais tem definitivamente influenciado nossa ideia de “perfeito”, e nós geralmente recorremos a essas plataformas para validação e conforto. Mas no final, isso só nos faz sentir um pouco mais solitários.

Para qualquer um que esteja enfrentando problemas com a saúde mental ou simplesmente está passando por um momento difícil, eu quero dizer que você não está sozinho.

Eu sou atualmente uma grande defensora da desintoxicação das redes sociais. Eu ainda estou conectada e gosto de ver o que está acontecendo, mas é importante para mim tirar um tempo longe. Eu tento me lembrar que todo mundo está geralmente compartilhando um carretel de destaques e só as melhores fotos, e eu não preciso me sentir mal por não parecer do mesmo jeito.

Eu também sou uma forte defensora da terapia. Isso me ajudou a responder várias perguntas sobre por que eu estava me sentindo de uma certa maneira e me ajudou a passar por alguns obstáculos. No começo, não foi fácil para mim estar aberta com o fato que eu estava lidando com depressão e ansiedade. Eu senti que tinha uma pressão em ser perfeita, por muitas pessoas me admirarem. Mas depois que tomei a decisão de buscar ajuda e ser aberta com o que estava sentindo, foi um alívio. Eu acho que admitir que eu sou humana, e não perfeita – ninguém é – era mais benéfico para as pessoas que me admiravam.

Eu tenho sido muito afortunada por trabalhar com alguns dos melhores maquiadores do mundo. Eu amo a arte de se maquiar e experimentar diferentes looks e como eles podem mudar totalmente um personagem. Dois anos atrás, eu decidi criar uma marca que mudou a conversa sobre beleza. Eu senti que isso era uma necessidade na indústria e não era discutido o suficiente.

Eu costumava pensar que eu precisava usar maquiagem para me sentir bonita, mas agora eu entendo que eu não preciso de maquiagem para me sentir linda. Agora, eu vejo a maquiagem como um acessório e algo para estar animada. E é isso que eu realmente quero que a Rare Beauty incorpore – usar muita ou pouca maquiagem, como você queira – este é um espaço seguro e bem-vindo onde todos deveriam se sentir confortáveis.

Há muita pressão em parecer de um certo jeito e maquiagem é geralmente usada para esconder ou encobrir as imperfeições percebidas. Mas nós queremos que as mulheres – e homens – desafiem as normas da beleza mudando a conversa e celebrando o que nos faz únicos.

Desde o começo da Rare Beauty, meu time e eu temos construído uma comunidade para ter conversas positivas sobre auto aceitação e saúde mental. Durante as restrições da pandemia que inclui chamadas íntimas pelo Zoom que nós chamamos de “Rare Chats”, e também perfis dos membros de nossa comunidade nas redes sociais, onde encorajamos as pessoas a celebrar a beleza individual deles (nós oferecemos 48 tons de base e corretivo para se adequar em cada tom de pele). Eu vi em primeira mão quantos de nossos seguidores tem formado conexões significativas uns com os outros durante esse ano maluco.

Também foi muito importante para mim ter um propósito por trás dessa corporação, e eu sabia que saúde mental ia ser uma grande parte de nossa mensagem. Com a Rare Impact Fund, nós queremos reduzir o tabu associado com saúde mental, enfrentar a epidemia de solidão crônica e ajudar as pessoas a terem acesso aos recursos e serviços de que necessitam para o apoio de seu bem-estar mental. Nós lançamos o fundo no último mês de julho (no meu aniversário de 28 anos) e anunciamos nossa meta de doar $100 milhões de dólares pelos próximos 10 anos para ajudar a dar às pessoas em comunidades precárias o acesso a serviços de saúde mental.

Estamos comprometidos em levantar fundos com outros parceiros e nossa comunidade, e 1% das vendas anuais da Rare Beauty vão direto para a Rare Impact Fund. Com o Fundo, nós também criamos a Rare Impact Mental Health Council, que é formado por consultores especializados das maiores universidades, organizações e companhias para nos ajudar a ter certeza que estamos causando o maior impacto.

Eu quero que todos encontrem o poder no que fazem eles serem raros. Nós precisamos abraçar nossa singularidade, parar de nos compararmos com os outros e amar mais a nós mesmos, especialmente agora.

Fonte: CNN

Tradução e adaptação: Equipe Selena Gomez Brasil

Comments

comments

Nome: Selena Gomez Brasil (SGBR)
Desde: 21 de Setembro de 2008
Webmiss: Érika Barros
Co-webmaster: Samuel Rodrigues
Design & programação: Dieux Design & Luana Machado
Entre em contato com nosso site