Postagem por:
Andressa Schmidt
29 out.2020

“Para ser honesta, eu acho que no passado, quando eu era mais nova, eu não fui muito educada sobre o processo de votação. Nos últimos 4 anos, eu tive muitas experiências, e eu sinto que meu voto conta mais do que nunca.” – Selena Gomez (em entrevista a Kamala Harris, senadora e candidata a vice-presidente nos EUA)

Essa semana, Selena Gomez admitiu ao participar de uma live que este ano está sendo sua primeira experiência de votação nas eleições americanas. Lembrando que lá nos EUA, o voto não é obrigatório por isso muitos cidadãos, sejam jovens ou adultos, não se importam em “colocar seu voto nas urnas”. Outra diferença crucial é que por lá as pessoas podem votar pelos correios, sem precisar comparecer pessoalmente ao local de votação.

Assim como lá, nós aqui no Brasil também estamos em ano eleitoral, mas para elegermos novos prefeitos e vereadores em cada cidade. Nos dias 15 e 29 de novembro, teremos que sair de nossas casas para eleger quem queremos que realize um trabalho honesto e necessário para as cidades do país. Isso com todo o cuidado e segurança, afinal ainda estamos enfrentando a pandemia no novo coronavírus. Caso apresente sintomas até 15 dias antes, fique em casa. E não esqueça de sair com máscara e álcool em gel. Ao retornar depois de cumprir seu papel de cidadão, higienize tudo o que estiver sido exposto, como bolsa, celular, documentos e as mãos.

Bem diferente dos norte americanos, os brasileiros são obrigados a votar e a comparecer em seu local de votação, mas muitos pensam da mesma forma como a Selena pensava, que o voto dela não conta em nada. “Ah, eu vou optar pelo voto nulo ou branco, nenhum candidato vale a pena”. Aí é que está a questão: o seu voto conta, cada pequeno detalhe conta para fazer a diferença. Nós, jovens, precisamos nos conscientizar que o futuro depende de nossas escolhas para fazer um mundo melhor para a nossa versão adulta.

“É muito encorajador ver cada vez mais jovens votando, porque somos nós que abriremos caminho e nós seremos a próxima onda de pessoas que realmente decidirão nosso futuro. Eu pretendo fazer tudo o que eu puder para ajudar e para encorajar as pessoas a votarem.” – Selena em entrevista a Kamala Harris

Mais do que pesquisar a proposta de cada candidato, vá atrás do currículo de trabalho da pessoa para estar por dentro do que ela já tenha feito na política, ou mesmo para saber dos trabalhos que ela já tenha exercido até o momento, mesmo que fora da política. Procure por aquele candidato que te represente, que tenha as mesmas ideias que as suas e que busque um objetivo parecido com que você acredita.

Além disso, mostrar-se engajado politicamente não deve ser feito apenas na época eleitoral, mas também depois, com o candidato eleito. Uma coisa que todos esquecem é de acompanhar o trabalho da pessoa no determinado cargo para qual ela foi eleita, seja prefeito ou vereador, para ficar de olho se o que ela cumpre é de fato o que foi prometido e estar por dentro de quanto está sendo gasto em cada projeto. Um bom exemplo disso foi o cancelamento do decreto para privatização do SUS, com tanto engajamento e repercussão negativa diante da notícia.

É importante lembrar que a pesquisa também ajuda a não cairmos em fake news, algo que cresce a cada ano, mas que precisamos combater fortemente. Se cada um fizer a sua parte e realmente votar da mesma forma que “desabafa” nas redes sociais, somos capazes de começar uma mudança. Afinal, militância de sofá e “dedos nervosos” para digitar na internet não mudam nada, o que muda alguma coisa são atitudes e o primeiro passo é votar com consciência.

Equipe Selena Gomez Brasil

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil