Justin Tranter fala sobre o processo criativo de “Lose You To Love Me”

Postagem por: Rebeca Gois
29.11.2019
Categorias: Notícias

Justin Tranter tem sido um dos fieis compositores que acompanham Selena desde 2015. Alguns dos maiores hits da carreira solo de Selena Gomez foram escritos em colaboração com Tranter, como “Good For You” e “Bad Liar”, mas foi com “Lose You To Love Me” que eles conseguiram o maior êxito da parceria: o tão sonhado e esperado #1 na maior parada de singles dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100.

Aproveitando a onda de visibilidade da canção, que já é uma das mais maduras da discografia de Gomez, Justin Tranter falou à Variety sobre o processo criativo do hit que também contou com parceria de Julia Michaels e Finneas.

Leia a tradução da matéria publicada pela revista:

“É inacreditável – e tão bonito” diz Tranter, que foi nomeado ao Grammy e ao Golden Globe ano passado. “Meu sonho era fazer músicas que as pessoas ouçam e se importem. Os charts podem ser uma maneira divertida de marcar algo, mas para mim, significa que as pessoas estão respondendo à canção de uma forma positiva e continuando a ouví-la”.

Mas Tranter se recusa a levar todo o crédito pelo último hit de Gomez: “Tantas pessoas estavam envolvidas, além de mim e Selena – Julia, Mattman and Robin”. Os co-compositores conhecidos como Mattias Larsson e Robin Frediksson também produziram a faixa com Finneas. “Ele trouxe uma atmosfera e algo doce aos ouvidos nos passos finais da produção”, diz Tranter sobre o irmão mais velho de Billie Eilish. “Isso deu à musica seu último respire para a vida”.

“Demorou um minuto depois que todos nós nos reunimos”, Tranter se lembra sobre a reunião que inspirou a canção, que aconteceu no complex de Max Martin em West Hollywood. “Estão estávamos falando e colocando o papo em dia quando a ideia veio. Tem um lindo piano no estúdio que você pode ouvir na faixa. Robin começou a tocar os acordes no piano e tudo começou a fluir”.

Assim como o single não demorou para estourar, o processo de composição também foi rápido. “A parte sólida – isso quer dizer, os acordes, letra e melodia – levou menos que uma hora”, diz Tranter. “Parece loucura, mas é verdade: no momento em que o primeiro refrão ficou pronto, eu sabia que tínhamos algo especial. Estávamos todos nos abraçando e chorando. Quando Selena, Julia e eu nos reunimos, algo mágico acontece com o nível de vulnerabilidade e honestidade – realmente falando a verdade enquanto ainda estamos tentando criar algo com o qual as pessoas possam se identificar”.

Tranter não quer falar muito quando o assunto é a vida pessoa de Selena, e para ele, isso é mais sobre uma ideia universal do que sobre detalhes íntimos. “Nós queríamos nos apegar à mensagem de que o amor próprio tem que ser sempre prioridade”, explica. “Reconhecer a dor [da perda] pela qual todo mundo passa, mas focar no positivo: se você lidar com a dor corretamente, você chegará ao outro lado se amando ainda mais. Esse é o objetivo não mencionado da música”.

Enquanto Gomez pesquisou muito para seus hits antigos sobre coração partido, Tranter a encorajou a virar o jogo desta vez. “Amor próprio é meu assunto favorito – Eu sou casado comigo mesmo e coloco um grande e grosso anel no meu dedo”, ele diz, notando que este é uma opinião impopular. “A mídia é obcecada com a ideia de que um relacionamento difícil é o mais valioso. Você sabe, filmes sobre um cara que te trata feito merda e depois te persegue até um aeroporto para pedir desculpas – isso é amor verdadeiro? É claro que relacionamentos e romance são importantes para a humanidade e criaram inacreditáveis e lendárias artes. Mas é excitante falar sobre amor próprio para variar e isso é muito inspirador para mim”.

Não há dúvidas de que “Lose You To Love Me” atingiu sentimentos em níveis internacionais – e, assim como “Thank U, Next”, de Ariana Grande, também pode ganhar para Gomez o respeito que a crítica tem evitado lhe dar. “Esta canção dá à ela credibilidade como artista que ela sempre mereceu”, diz Tranter. “Eu acho que o mundo inteiro vê em Selena a artista, musicista e contadora de histórias que eu vejo desde o primeiro dia em que a conheci. E me dá muito orgulho ter feito parte deste processo”.

Até o fechamento desta matéria, “Lose You To Love Me” acumulou mais de 160 milhões de visualizações no YouTube e ultrapassou 180 milhões de reproduções no Spotify em pouco mais que um mês após seu lançamento, em 23 de outubro, e continua no top #5 da Billboard Hot 100.

Texto e adaptação: Equipe Selena Gomez Brasil
Fonte: Variety

Nome: Selena Gomez Brasil (SGBR)
Desde: 21 de Setembro de 2008
Webmiss: Érika Barros
Co-webmaster: Samuel Rodrigues
Design & programação: Dieux Design & Luana Machado
Entre em contato com nosso site