Postagem por:
Kepler Magalhaes
07 ago.2021

Sabemos que Selena Gomez sempre foi uma defensora da autenticidade e do amor próprio por também sofrer com inseguranças. A atriz, cantora, compositora e empresária começou sua carreira muito cedo, quando ainda era uma criança e, já naquela época, já recebia muitos comentários negativos ou em tom de piada de coleguinhas na escola, e isso acabou evoluindo para suas redes sociais, anos mais tarde.

A pressão da mídia por ser uma estrela da Disney também afetou a vida, carreira e saúde mental de Selena. Em entrevista para Vogue, em 2021, a cantora desabafou: “De certa forma, esse era o meu trabalho – ser perfeita”. Selena também confessou se sentir violada ao ser fotografada de biquíni na praia quando tinha apenas 15 anos e era nada mais que uma adolescente.

Selena teve que lidar com comentários negativos sobre ela mesma, seu corpo e seu trabalho desde o início de sua carreira. Essa cobrança excessiva e as experiências pessoais com a exposição midiática de sua vida influenciaram sua arte e a forma como Selena passou pelos processos de autoaceitação.

A seguir, vamos acompanhar juntos a trajetória de Selena até o amor próprio em algumas de suas músicas, do início da carreira até aqui.

No final do post, tem uma playlist mais completa com várias músicas da Selena com essa temática!

KISS & TELL (2009)

Selena estava começando sua carreira musical e, mesmo sem muita experiência, co-escreveu a música “I Won’t Apologize”, que fala sobre como ela tentou mudar para agradar um parceiro e (obviamente) não deu certo. Na canção de seu álbum de estreia, Selena canta como essa situação a fez perceber que não precisava se desculpar por ser quem é.

Me desculpe por mudar
Me desculpe, tinha que ser assim
Acredite em mim
É mais fácil apenas fingir
Mas eu não vou me desculpar por quem eu sou
Eu te agradeço por
Esta guerra sem esperança
Porque através da dor eu descobri

Que sou mais forte do que antes

A YEAR WITHOUT RAIN (2010)

Selena não teve participação na composição das músicas de seu segundo álbum de estúdio com a banda The Scene, mas afirmou que o disco foi inspirado em seus fãs e feito para sentir-se bem enquanto escuta. Em “Spotlight”, Gomez canta que todos temos dias ruins ou algo que não gostamos em nós mesmos, até a Angelina Jolie, mas, mesmo assim, merecemos ser o centro das atenções.

Eu posso dizer pelo jeito que você fala
Que algo está errado
Porque os seus jeans estão muito apertados

E o seu cabelo não está bonito
Nós todos temos alguns daqueles dias
Apenas respire fundo mais uma vez
Tente não se importar com isso
Você sabe que eu me identifico

WHEN THE SUN GOES DOWN (2011)

A queridinha da fã base não poderia ficar de fora. “Who Says”, é um hino sobre não deixar as críticas te desanimarem – um tema super pessoal para Selena na época. Em entrevista para o radialista Ryan Seacrest a cantora falou sobre os comentários que recebia em suas redes sociais, afirmando que mesmo em meio a muitos comentários positivos, apenas um negativo já tinha o poder de estragar seu dia. Selena também expressou que a música é muito especial para ela e achou que seria perfeita para os fãs.

Você me deixou insegura
Me disse que eu não era boa o bastante
Mas quem é você para julgar
Quando você é um diamante bruto?
Tenho certeza que tem algumas coisas
Que você gostaria de mudar em si mesmo
Mas quando se trata de mim
Eu não gostaria de ser nenhuma outra pessoa

STARS DANCE (2013)

Já em seu primeiro álbum solo, Selena teve um controle levemente maior sobre as músicas e temas que gostaria de abordar, podendo trabalhar com novos produtores e com mais tempo para se dedicar ao álbum, que é cheio de músicas empoderadas. Em uma delas, “Like a Champion”, Gomez canta sobre deixar a timidez de lado, ter confiança em si mesmo e agir como um campeão.

Está na forma como você não se solta
Você precisa saber que é algo a mais

Levante-se e deixe-os saber que você brilha
Desafie-os e deixe-os saber que você veio pra lutar

Ande como um campeão, fale como um campeão

REVIVAL (2015)

Em 2015, depois de ver fotos suas usando um biquíni sendo o principal assunto da internet e da mídia, e recebendo comentários sobre como deveria “parar de comer besteira e fazer exercícios”, a cantora deu a melhor resposta: “Eu não preciso fazer nada além de me amar, cuidar do meu trabalho, dos meus fãs, da minha família e dos meus amigos. E eu faço exercícios, sim. Não é um direito seu dizer para qualquer pessoa o que ela deve ou não fazer”. Seu amor próprio estava mais forte que comentários negativos na internet.

Em entrevista para o Site 4Music, a cantora falou que sentia incomodada com o público se interessando mais por sua vida pessoal do que por seu trabalho – seu novo álbum iria explorar seus sentimentos. Na faixa título “Revival”, Selena fala sobre momentos ruins que passou até decidir cuidar de si e se tornar a própria salvação.

Buscando a verdade
Sem ter medo de perder
O que me quebrou como um tiro de rifle
Era um renascimento
Eu admito, tem sido doloroso
Mas eu vou ser honesta, eu sou grata

DROPLET ERA (2017)

Essa foi uma fase muito importante para o desenvolvimento pessoal da cantora. Selena ficou afastada da mídia após cancelar parte de sua Revival Tour, em 2016, para cuidar de sua saúde. E, antes de anunciar que passou por uma complicada cirurgia de transplante de rim, a cantora lançou algumas músicas que mostraram sua evolução tanto como artista, quanto como pessoa. Em “It Ain’t Me”, parceria com o DJ Kygo, Selena canta sobre não se diminuir por causa de um relacionamento e por alguém que não lhe dava o devido valor.

Em algum momento de nossas vidas
Nós paramos de nos olhar nos olhos
Você ficava fora a noite toda
E eu me cansei

Eu não quero saber onde esteve ou aonde vai
Mas eu sei que não estarei em casa
Quando você voltar e ficará sozinho

Ainda em 2017, Selena foi eleita a “Mulher do Ano” pela Billboard: “Não é somente porque Selena subiu nos rankings (musicais), mas porque ela constantemente inspira jovens mulheres a serem autenticas e não tem medo de usar a sua voz”, afirmou um representante da revista.

RARE (2020)

Em seu álbum mais pessoal até o momento, Selena trabalhou é creditada como compositora em todas as músicas. Em entrevista para a Vogue, em 2021, a cantora afirmou: “Assim que parei, aceitei minha vulnerabilidade e decidi compartilhar minha história com as pessoas – foi quando me senti aliviada”.

“Rare”, faixa título de seu álbum, representa sua emancipação de um relacionamento que a fazia mal. Selena descreve alguns acontecimentos injustos e percebe que ela merece mais do que isso e se reconhece como uma pessoa única.

Esperando por você no andar de cima
Por que você age como se eu não estivesse lá?
Amor, agora parece que
Parece que você não liga
Por que você não reconhece que eu sou tão rara?
Eu estou sempre lá
Você não faz o mesmo por mim
Isso não é justo

Em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, em janeiro de 2020, Selena explicou o que a palavra ‘raro’ significa para ela:

“Só estou dizendo que algumas meninas ficam tristes porque elas sentem que não conseguem se encaixar, mas essa palavra elimina isso, porque você não tem que ser igual a todo mundo. Você tem que ser você mesma, e isso é único e raro”.

REVELACIÓN (2021)

Em seu mais recente projeto, o EP “Revelación”, Selena explora sua herança latina em letras que expressam que, agora, ela finalmente tem controle total sobre sua vida e suas emoções. “De Una Vez”, o primeiro single da era, fala sobre seu processo de cura após um relacionamento que a feriu, até perceber que não precisa de nada além de si mesma e que é mais forte sozinha.

Já não dói mais como antes
A ferida que o seu amor deixou, se curou
De uma vez por todas, sou mais forte sozinha
Eu não me arrependo do passado
Sei que o tempo ao seu lado cortou minhas asas
Mas agora o meu peito é à prova de balas
Eu não tenho você, eu tenho a mim mesma

Amor próprio é cuidar de si mesmo, dos seus sentimentos e pensamentos. Você não precisa mudar para se encaixar, você é quem deveria ser. Não se culpe por isso. Esse é um dos principais aprendizados que podemos tirar da trajetória de Selena Gomez e suas canções. Escute a playlist que criamos no Spotify com todas as músicas desse post e mais algumas selecionadas para ouvir enquanto você aprende a se amar em primeiro lugar. Só existe um de você, abrace isso e seja raro.

Texto por: Kepler Magalhães

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil